terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A arte do beijo


Você tem idéia de quantas formas diferentes existem para o beijo apaixonado? Uma pesquisa descobriu 484 maneiras de beijar. No Carnaval ou no Dia dos Namorados, nada melhor do que praticar e aprender os benefícios de um bom beijo.

Você tem idéia de quantas formas diferentes existem para o beijo apaixonado? Uma pesquisa que levou 13 anos descobriu 484 formas de beijar.

O beijo ruim pode estragar um relacionamento? Beijo proibido, beijo de amor, beijo de despedida. Ao longo da vida uma pessoa dá em média 24 mil beijos. Esse prazer tão comum na vida de todas as pessoas virou objeto de pesquisa. E, quem diria, foram catalogadas 484 maneiras diferentes de beijar.

O jornalista Pedro Paulo Carneiro dedicou os últimos 13 anos ao estudo do beijo. Ele ouviu 16 mil pessoas, beijou outras tantas e fez um dossiê de 12 mil páginas que, resumido, virou livro. Ele aprendeu técnicas orientais e registrou uma por uma, em uma espécie de kama sutra moderno dos beijos e descobriu que beijo também é cultura.

Por exemplo, um beijo ardente de dez segundos pode queimar até 15 calorias. Vinte beijos queimam calorias equivalentes a uma fatia de bolo de chocolate. Um simples beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. E homens que se despedem de suas mulheres com um beijo todas as manhãs vivem cinco anos mais.

Para Pedro Paulo, o beijo pode até rejuvenescer. “O beijo tira rugas, beijo suaviza as marcas de expressão. O beijo tonifica o corpo porque faz com que o coração bombeie mais sangue. Ele hidrata porque você chega a suar com um bom beijo” – disse.

A pesquisa inspirou a banda Biquini Cavadão que fez uma música sobre o beijo que sela o fim de um namoro.

“Faz bem para alma. Os melhores são os primeiros, quando se começa a namorar. Um beijo para ser bom é como um prato que você oferece à pessoa, como se você desse sua boca de alimento para pessoa. O segredo de um bom beijo é como se você estivesse preparando o prato preferido dela” – definiu Pedro Paulo.

Mas será que existe beijo perfeito? “O beijo perfeito é aquele em que a pessoa se aproxima, respira a outra e expira num beijo na boca misturando as almas. Isso é um bom beijo” – concluiu Pedro Paulo. Para quem vai comemorar o Dia dos Namorados acompanhado é bom aproveitar as dicas e caprichar.

Nenhum comentário: