terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Repugnante!

por Jota Ninos

Jornalista

Não é a primeira vez (e, infelizmente,acredito que não será a última) que repasso um link desprezível aos colegas jornalistas, para que reflitamos: é concebível aceitar que tais imagens repugnantes sejam divulgadas num blog assinado por uma pessoa que se auto-intitula "jornalista"?

Hiromar Cardoso, conhecido pela alcunha de "Xaropinho", trabalhou como "gazeteiro" ou distribuidor de jornais com o saudoso Arthur Martins, que foi o cap em Santarém de "A Província do Pará" e do "Jornal de Santarém" nos anos 1980. Pelo convívio com os jornalistas que formavam aquela equipe, ele passou a escrever em jornais locais com seu estilo sensacionalista, trazendo acusações a várias autoridades da região.

Seguindo o mesmo caminho de outros "jornalistas' da área policial, foi ganhando seu espaço por ser mais um sub-produto do meio midiático, e acabou recebendo a anuência de políticos da região que passaram a financiar seu trabalho e espaço em vários semanários da região.

Hoje se prepara para ter um jornal, que diz será "diário". Pela "qualidade" do seu blog, já se pode imaginar o que vem pela frente. Nada tenho contra o cidadão Hiromar Cardoso. Até louvaria seu esforço em tentar vencer pelo próprio esforço, mas ao utilizar do expediente repugnante da exposição de cadáveres - prática da qual é contumaz - me recuso chamá-lo chamá-lo de colega.

Através deste e-mail, encaminhado também à nossa presidente do SINJOR -Pará, SHEILA FARO, peço providências para que este rapaz seja impedido, no mínimo, de se auto-identificar como jornalista, por ferir os mais elementares preceitos éticos de nossa profissão, já tão desgastada por outros "profissionais" que não nos enobrecem.

Informo também que desde já serei o primeiro a denunciar o conteúdo do blog, no serviço do Blogger, que o hospeda. Os colegas que acharem que tenho razão, poderão fazer o mesmo, clicando no link que fica no cabeçalho do blog, para que sejam tomadas as providências do serviço vinculado ao Google, para proibir sua exibição para menores de 18 anos.

Sei que serei a partir de agora, execrado e criticado ferozmente pelo "Xaropinho", com o qual sempre tive boa relação, e que provavelmente usará do desgastado mantra da "liberdade de expressão" que tem sido usado em nível nacional, mas meus preceitos morais me impedem de tomar outra atitude diferente desta. E se nada for feito pelo Blogger ou pelo Sinjor, pretendo inclusive denunciar seu blog junto ao Ministério Público do Pará, que já tomou tal atitude com relação aos jornais da capital quando insistiam em mostrar fotos de cadáveres em suas capas.

Vai abaixo o link da postagem que me fez ter náuseas e tomar esta atitude. Não é a primeira, mas esta passou dos limites, apesar dele ter usado do expediente de "alertar" com antecedência seus leitores, o que na verdade acabou sendo uma propaganda para aguçar a curiosidade mórbida que muitas pessoas nutrem no dia-a-dia. Na lateral do blog é possível encontrar outros links de postagens anteriores com o mesmo teor.

Quem acessar, prepare seu estômago para cenas fortes e repugnantes e imagine-se no lugar dos familiares das pessoas expostas.

http://wwwblogdoxarope.blogspot.com/2012/02/alerta-geral.html
Postar um comentário