sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

‘Não acho que Yoani Sánchez seja agente de nada’, diz editor


O 'Entre Aspas' apresenta um debate ferrenho sobre as posições e influências da blogueira cubana, em visita ao Brasil esta semana.

G1 / Globo News

Porque ela provoca tanta controvérsia? Desde que desembarcou no Brasil, Yoani Sánchez é alvo de constantes protestos de esquerdistas e simpatizantes do regime de Fidel Castro. A blogueira é acusada de estar a serviço dos Estados Unidos, a superpotência que há mais de meio século mantém um bloqueio econômico contra Cuba. Daí vem a agressividade das manifestações.
Mas existe um outro lado nessa história: com um blog na internet e críticas aos irmãos Castro, tornou-se um dos maiores símbolos da luta pela democracia em Cuba. Esta é a primeira vez em seis anos que Yoani consegue viajar ao exterior, graças à mudança na lei de imigração no país. Admirada pela coragem, premiada em várias partes do mundo, Yoani tornou-se um grande problema para o regime cubano.

A resposta aos protestos
Qual será o impacto dessa viagem na própria ilha? Com seu blog censurado, que influência ela tem em seu país. Será que as manifestações da esquerda brasileira vão intimidar Yoani? A primeira reação da visitante foi de ironia: “Essa é uma expressão da democracia que eu espero ver em Cuba”, disse.
“Ela não é uma dissidente no sentido tradicional. É uma pessoa comum, que mostra no seu blog as pequenas dificuldades do cotidiano cubano através do blog”, explica o jornalista Sandro Vaia.
O editor do site Opera Mundi, Breno Alman, analisa: “Em Cuba, ela é uma figura quase desconhecida. Não acho que ela seja agente de nada. É uma figura que, pelas suas críticas, foi abraçada por um conjunto de correntes críticas ao regime de Fidel fora da ilha e que buscaram nela uma voz diferente das tradicionais nas quais sempre apostaram antes”.

Nenhum comentário: