terça-feira, 14 de outubro de 2008

AUDIÊNCIA AVALIARÁ RESULTADOS DO PROUNI E DO ENEM

A Comissão de Educação e Cultura realiza audiência pública nesta terça-feira (14) para avaliar os resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Prouni, criado em 2004, concede bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e seqüenciais em instituições privadas de ensino superior, que recebem, como contrapartida, isenção de tributos. Já o Enem, criado em 1988, é um exame anual, individual, de caráter voluntário, destinado aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação.

Em 2004, o Ministério da Educação vinculou a concessão de bolsa do Prouni à nota obtida no Enem. Algumas universidades públicas também reservam vagas para alunos com as maiores notas no Enem (em substituição ao vestibular).

Foram convidados para o debate, proposto pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT): a vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Carmem Luíza da Silva; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernando; o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Ferreira Figueiredo.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 10.

Nenhum comentário: