quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PRÊMIO MESTRE DA CULTURA POPULAR 2008



O Município de Santarém foi contemplado com o Prêmio Mestres da Cultura Popular 2008, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

O Mestre IZAURO FARIAS DE SOUSA foi selecionado na CATEGORIA MESTRES pelo seu valioso trabalho na arte de trabalhar a cerâmica e reproduzir conhecimentos.

Também foi habilitado os Trançados do Arapiuns.

A Secretaria Municipal de Planejamento fez a inscrição do Mestre Izauro, Mestre Laurimar Leal (infelizmente laurimar não foi contemplado, a concorrência é grande) e os trançados do Arapiuns.
Mestre Isauro é paraense, nascido no interior de Santa Izabel, em Belém, e atua desde os 10 anos de idade no ramo, depois de ter sido convidado pelo proprietário de uma olaria no município de Castanhal.

Lá, ele permaneceu durante 5 anos até aprender tudo o que era possível. Após se especializar no setor, resolveu se mudar para Icoaraci, região metropolitana de Belém.

Em uma oportunidade, veio a Santarém para trazer um senhor maranhense que vendia verdura. Ao visitar olarias daqui viu o mesmo trabalho que fazia lá em Icoaraci, só que vendida a um preço melhor.
Foi o que fez mudar para este município. Hoje tem uma olaria no bairro de Uruará, na grande Prainha, de onde não tem necessidade de sair em busca de fregueses.
Postar um comentário