quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PRÊMIO MESTRE DA CULTURA POPULAR 2008



O Município de Santarém foi contemplado com o Prêmio Mestres da Cultura Popular 2008, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

O Mestre IZAURO FARIAS DE SOUSA foi selecionado na CATEGORIA MESTRES pelo seu valioso trabalho na arte de trabalhar a cerâmica e reproduzir conhecimentos.

Também foi habilitado os Trançados do Arapiuns.

A Secretaria Municipal de Planejamento fez a inscrição do Mestre Izauro, Mestre Laurimar Leal (infelizmente laurimar não foi contemplado, a concorrência é grande) e os trançados do Arapiuns.
Mestre Isauro é paraense, nascido no interior de Santa Izabel, em Belém, e atua desde os 10 anos de idade no ramo, depois de ter sido convidado pelo proprietário de uma olaria no município de Castanhal.

Lá, ele permaneceu durante 5 anos até aprender tudo o que era possível. Após se especializar no setor, resolveu se mudar para Icoaraci, região metropolitana de Belém.

Em uma oportunidade, veio a Santarém para trazer um senhor maranhense que vendia verdura. Ao visitar olarias daqui viu o mesmo trabalho que fazia lá em Icoaraci, só que vendida a um preço melhor.
Foi o que fez mudar para este município. Hoje tem uma olaria no bairro de Uruará, na grande Prainha, de onde não tem necessidade de sair em busca de fregueses.

Nenhum comentário: