quarta-feira, 12 de maio de 2010

Software pode assumir papel de chefe

Programa australiano é capaz de selecionar currículos, avaliar a qualidade do trabalho, e pagar melhor quem tiver melhor produtividade


por Da New Scientist
Se você já fez alguma brincadeira sobre seu chefe ser um robô, pare de rir: logo ele poderá mesmo ser um. Um serviço web acaba de lançar um software que recruta, contrata e paga os funcionários automaticamente para uma série de atividades. "Nos últimos 60 anos, os seres humanos têm controlado o software - agora estamos chegando ao estágio em que o software pode controlar os seres humanos", diz Matt Barrie do website australiano Freelancer.com.
O site, tradicionalmente, proporcionava um fórum para as empresas que desejam terceirizar seus trabalhos. Agora, foi atualizado com um algorítimo para que desenvolvedores possam postar anúncios de emprego no site, escolher entre os candidatos e pagar-lhes os resultados sem a intervenção humana.

Por exemplo, um programa desenvolvido para uma loja com um grande número de funcionários poderá automaticamente recrutar vendedores para comercializar os seus produtos e, depois, enviar mais trabalho para aqueles que obtêm os melhores resultados. Como o software paga a comissão e avalia os resultados, dispensa uma empresa especializada que faça a contratação de pessoal e avaliação do trabalho que foi feito.

Barrie diz que o programa tem até mesmo a possibilidade de contratar pessoas para aperfeiçoar seu próprio código.

Nenhum comentário: