terça-feira, 5 de junho de 2007

3 PERGUNTAS PARA ENTENDER - O IRÃ

  • Quando Surgiu?

A maior parte do território do país fazia parte do Império Persa, fundado em 539 a.C. por Ciro. Em 642, os árabes conquistaram a região e converteram os habitantes ao islamismo. Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã - que significa "terra dos arianos".

  • O que causou o atrito com o Ocidente?

Durante o século 20, a descoberta de jazidas de petróleo fez com que Inglaterra e Estados Unidos se envolvessem diretamente pela disputa pelo poder no país. Em 1953, os dois países apoiaram um golpe militar que depôs o primeiro-ministro Mohammad Mussadeq e instaurou uma ditadura liderada pelo xá Reza Pahlevi.

  • Quando isso se radicalizou?

Após promover "revolução branca", de 1963, que almejava modernizar o país nos moldes ocidentais, a corrupção e o governo pró-americano do xá descontentaram boa prte da população e das elites locais. Em 1978, a oposição uniu-se sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini, então exilado na França, e declarou oficialmente, em abril do ano seguinte, que o Irã é uma República Islâmica, cuja autoridade seprema é o chefe religioso (aiatolá).

Nenhum comentário: