sexta-feira, 1 de junho de 2007

QUAL FOI O MAIOR ROUBO DE ARTE DA HISTÓRIA??


O maior roube a uma única galeria de arte aconteceu no Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston (EUA): em 18 de março de 1990. Dois sujeitos disfarçados de policiais surrupiaram 13 obras de arte com valor total estimado em USS 300 milhões. Numa lista elaborada pelo FBI, o crime só fica atrás da sucessão de pilhagens de peças históricas no Iraque após a derrubagem de Saddan Hussein.
Os gatunos agiram na madrugada seguinte ao Dia de São Patrício - festa irlandesa popular nos EUA, cuja celebração costuma deixar cidades inteiras cheias de bêbados. Eles entraram no museu com a desculpa de terem recebido uma denúncia de perturbação de ordem pública. Uma vez dentro da galeria, dominaram os vigias e levaram as obras, que ainda não foram recuperadas. Embora tenham investigado vários suspeitos (alguns figurões do mundo da arte), a polícia não prendeu ninguém.
Há uma recompensa de USS 5 milhões para informações que conduzam ao paradeiro das obras. No site do museu (www.gardnermuseum.org), a diretora Anne Hawley ensina a "quem quer que esteja om as peças" que elas precisam ser guardadas em ambiente climatizado, "idealmente a 21ºC e 50% de umidde relativa".
DENTRE OS QUADROS ROUBADOS ESTÃO OBRAS DE MESTRES DA PINTURA COMO: VERMEER, REMBRANDT, DEGAS ... dentre outros.

Nenhum comentário: