quarta-feira, 16 de maio de 2012

Top 10: as mais belas bibliotecas do mundo


Casa Vogue

Modernas, clássicas, sisudas ou austeras, bibliotecas são espaços onde arquitetura e design têm um mesmo objetivo: oferecer condições ideais para que todos tenham uma boa leitura. Além da acústica impecável, a beleza é fundamental. Na esteira do site Flavorwire, que recentemente listou as bibliotecas mais impressionantes da Europa e dos Estados Unidos, selecionamos as 10 que mais encantam e inspiram.

1. Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Portugal
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra divide-se em dois edifícios, sendo a Biblioteca Joanina, construída no século 18, considerada monumento nacional português por sua riqueza arquitetônica e decorativa.

2. Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University, New Haven, Estados Unidos
Inteiramente dedicada a manuscritos e livros raros, a Beinecke, da universidade de Yale, foi construída em 1963, de acordo com projeto de Gordon Bunshaft, do escritório Skidmore, Owings and Merrill – SOM. É a maior biblioteca do gênero no mundo.

3. Antigua Librería da Universidad de Salamanca, Espanha
Com aproximadamente 906 mil títulos, em sua maioria manuscritos em pergaminho e livros raros, a biblioteca começou a ser construída em 1411, dentro daquela que é a universidade mais antiga da Espanha e uma das mais antigas da Europa.

4. The Trinity College Library, Dublin, Irlanda
Conhecida como “The Long Room”, ou salão longo, sua construção data de 1592. A maior biblioteca da Irlanda, ela conta com nada menos do que 5 milhões de volumes em seu acervo.


5. Philological Library, Free University, Berlim, Alemanha

Norman Foster se inspirou no formato de um cérebro humano para projetar a biblioteca inaugurada em 2005. Com 700 mil volumes, ela é o principal edifício da universidade e se tornou um dos principais pontos turísticos da capital alemã.

6. Central Library, University of Technology, Delft, Holanda
Principal centro universitário holandês, a cidade de Delft se orgulha da biblioteca central da University of Technology, um projeto do estúdio local Mecanoo, inaugurado no ano de 1997.

7. Biblioteca da Pontificia Università Lateranense, Roma, Itália
Conhecido como Biblioteca Pia, o acervo foi criado pelo Papa Pio IX, em 1895, mas a sede dos 700 mil volumes atuais foi fundada em 2007 pelo Papa Bento XVI, que chamou o arquiteto italiano King Roselli para conceber o projeto.

8. The Harper Library Reading Room, University of Chicago, Chicago, Estados Unidos
Renovada pelos arquitetos do escritório norte-americano Studio Gang, em 2008, a sala de leitura da universidade de Chicago é uma das primeiras bibliotecas dos Estados Unidos a ficar aberta 24h por dia, 7 dias por semana.

9. George Peabody Library, Johns Hopkins University, Baltimore, Estados Unidos
Desenhada pelo arquiteto Edmund Lind, a principal biblioteca da Johns Hopkins University abriu as portas em 1878, após mais de dez anos de construção. Atualmente, é considerada a principal atração arquitetônica de Baltimore.

10. Wren Library, Trinity College, Cambridge University, Cambridge, Reino Unido
Uma das inúmeras bibliotecas de Cambridge, a Wren Library guarda todo o acervo de livros do Trinity College e exibe bustos dos ex-alunos que conquistaram maior notoriedade no campo da pesquisa científica.
Postar um comentário