sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Manifestações pelo país em solidariedade ao povo Guarani-Kaiowá ocorrem nesta sexta (9)




Atos em solidariedade à luta do povo Guarani-Kaiowá estão sendo organizados em pelo menos 19 capitais do Brasil nesta sexta-feira (9). Os protestos, que tem o caráter nacional, exigem medidas imediatas contra a violência desfechada sobre os indígenas em decorrência da ganância dos fazendeiros do agronegócio. Tudo com a conivência do governo federal e governos estaduais.
Em São Paulo, a concentração do ato será às 13h no vão do Masp, na Avenida Paulista. Os manifestantes irão marchar até o TRF 3ª Região e o destino final será na sede da UNICA, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.179.
A CSP-Conlutas aprovou uma resolução de apoio à luta dos Guarani-Kaiowá em sua Coordenação Nacional, realizada no final de outubro. A reunião contou com uma representação desta comunidade, o índio Ladio Veron, que veio buscar a solidariedade dos trabalhadores organizados na Central e denunciou a situação desumana que seu povo está vivendo.
Outra iniciativa promovida pela Central foi o encaminhamento de uma carta ao governo exigindo a demarcação imediata das terras indígenas reivindicadas pelos Guaranis-Kaiowás.
O caso ganhou visibilidade, principalmente nas redes sociais, após a divulgação de uma carta na qual os indígenas denunciam o que estava acontecendo com seu povo, e relatam que resistirão até a morte para defender suas terras.
A pressão popular em todo país fez com que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), cassasse a liminar (decisão provisória) de um juiz federal de Naviraí (MS) que determinava a desocupação pelos índios de área na Fazenda Cambará, em Iguatemi, a 466 km de Campo Grande.
As manifestações de apoio devem continuar até que sejam definitivamente demarcadas as terras indígenas e garantida a segurança desses índios que vivem sob ameaça de pistoleiros contratados por fazendeiros.
Os atos estão sendo convocados pelo Comitê Internacional de Solidariedade ao Povo Guarani-Kaiowá.
No facebook oficial do evento constam as regiões onde ocorrerão os atos. Veja a relação completa aqui.

Nenhum comentário: