segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Maravilha, é segunda-feira!!!!

SEGUNDA-FEIRA, meu dia da semana preferido!!!! Esta exclamação, definitivamente ninguém nunca vai poder dizer que saiu da minha boca. Desde pequena este sempre foi o dia que eu queria que não existisse .. rsrsrsrs... E hoje, justamente uma segunda-feira, eu voltei a indagar, depois de muuuitos anos, porque, quando as coisas tem que dar errado, elas teimam em acontecer justamente neste dia? Pelo menos para mim!!!
Veja o que aconteceu com os meus nervos nesta segunda-feira (18/02/08).
Com o término do horário de verão, o Bom Dia Santarém volta para o horário das 5:30 da manhã, mas com um diferencial, como nós não exibimos mais um bloco da Liberal, o nosso "fade" (tempo de jornal dentro da programação, contando com o tempo de comercial) é de 45 minutos.
Há um tempo atrás, quando ficou decidido que o BDS não exibiria mais o primeiro bloco do Bom Dia Pará da Liberal, eu já sabia que seria difícil preencher este fade e já vinha me preparando psicológicamente para isso. Mas, confesso que nesta última semana eu andava ansiosa e preocupada em como preencher esses 45 minutos.
Logo, ontém, ao mesmo tempo que eu tentava me manter calma a minha mão gelava a cada momento em que eu olhava para o relógio e via chegar a hora de eu ir para TV editar o BDS.
Há noite os meus medos se concretizaram. Eu não tinha matérias suficientes para o jornal, estava sem internet para pesquisar notas, não tinha editor na ilha de edição, não achavas as laudas das matérias que iriam chamar as entrevistas de estúdio do Bom Dia, enfim. Resultado: já ia dar meia noite quando liguei para o meu pai fazer o favor de ir me buscar na TV pois estava muito tarde e chovendo. Do outro lado da linha ouço a respiração de indisposição .. uma pausa .. e em seguida uma afirmativa:
- Tá, em 15 minutos tô aí.
Ótimo, termino de imprimir e separar as laudas do jornal, mando uns email para o Rildo (o editor da madrugada) orientando sobre algumas matérias e pedidindo encarecidamente que ele mova céus e terra, mas que me deixe todas as matérias que estão programadas no espelho do jornal, prontas na mesa de Operação, pois não poderia perder nenhum VT se não a situação iria ficar mais feia do que estava (estávamos com uma sobra muito grande no Jornal e o máximo tolerável é sobrar 1:30 de 45 minutos!!).
Cheguei em casa e a Helena acordou quando entrei no quarto. Ela aproveitou para me mostrar a foto da Salonique (minha sobrinha) ... rsrsrsrs... fui dormir já era quase uma da manhã desta segunda-feira. (o meu sexto sentido já estava começando a me incomodar)
Bem, acordei às 4 horas, tomei um banho gelado e às e 4:45h estava esperando o meu colega vir me pegar. ÀS 4:50 começei a ligar p/ ele e nenhuma resposta, a ligação caía na caixa de mensagem. Às 5h peguei um mototáxi, chegando na TV já estavam o Cid, Elcio e Tato. Vou direto falar com o Rildo que me tranquiliza e diz que só falta a Lapada (que não está pronta porque ninguém havia gravado). Na Redação os computadores não abrem o sistema e ainda estamos sem internet. Resolvo ir para o Complexo conversar com o Cid sobre o que fazer com a sobra de tempo.. Nisso a hora avança.. 5:15; 5:20; 5:25 .. o Cid grita:
- Faltam cinco minutos!!!! cadê o homem??
Eu estou desesperada com dois telefones no ouvido tentando falar com todos que estavam ao meu alcançe e nada. 5:27h ... Bate o desespero .. consigo falar com outra colega e peço para ela vir apresentar o BDS ..
- Eu não posso!!! Estou acordada para o Tapajós Notícia!! Não vou conseguir chegar a tempo!!
- Tá bom, tá bom (resposndo, meio chateada com a situação, pois era óbvio que ela não chegaria a tempo), tenho que dar o jeito por aqui!!! desligo.
O Cid já está nervoso .. não sabe o que fazer também!!!
- Carla, ele vem??
- Não sei, não sei ... não consigo falar com ele!!!
- Vou ligar para o Paulo!!! Vou perguntar se a gente coloca o Logo no ar ..
São 5:30h ... entra a escalada do Bom Dia Pará, Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasília...
- Sandro, segura com comercial o máximo que puder!!!
- Tá, mas .. colocar o logo no ar o jornal todo .. vai dar merda!!
Ai meu Deus .. ninguém atende os celulares!!! porque nos momentos mais difíceis as pessoas nunca atendem os celulares ou sempre cai na caixa postal???
Nesse interim .. eu paguei um miquinho basico: quando vi o Globo Ruaral terminando .. vesti um Blaser vermelho de uma das repórteres .. como se no pior das hipóteses eu pudesse assumir a bancada e apresentar o Jornal. rsrsrsrsrsrsrsrsr ... 5:34h .. - Ele chegou!!! corre .. corre!!!!
Todos aliviados .. a escalada entra ao vivo e não precisamos derrubar nehuma matéria. Depois disso, eu fiquei em estado de suspensão, como se eu estivesse com um balão cheio de ar na minha cabeça. As coisas ficaram meio sem graça. Eu não sentia nem raiva, nem estresse, nem satisfação por mais um jornal e nem por nós, mais uma vez, termos cumprido o nosso papel: INFORMAR A POPULAÇÃO!!! DAR A NOTÍCIA!! NOS COMUNICAR!!
Na verdade eu estava triste. Pelo quê??? Não sei. Triste e Insatisfeita. Querendo mais!!! mas, o quê?? não sei.
E mais uma vez me sinto só .. pois não tenho com quem dividir a minha angústia, preocupação, medo, projetos para melhorar o jornal, satisfação, alegria com o resultado, ninguém para dividir a adrenalina gostosa do desafio diário que é fazer o Bom Dia Santarém!!!
Mais uma Segunda-Feira, de tantas que ainda tenho pela frente. Para muitos, um dia qualquer. A maioria das pessoas estão tão absortas vivendo no mundinho paralelo que são suas vidas que não param para notar o quão uma segunda-feira pode significar!!!
Agora .. bem .. são 16:05 e daqui a pouco vou para TV editar mais um jornal ... e, quem sabe, recuperar a minha satisfação e empenho, afinal cada dia é um dia e um jornal nunca é igual a outro. Amanhã vai ser MELHOR!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus do Céu!!!

Sabia que era difícil, mas uma segunda-feira como a tua ninguém merece!!!

Mas vc sabe que no Bom Dia de terça à sexta pode contar com a Super Cissa Loyola!!!

Bjim
SCL

Jeso Carneiro disse...

Gostei do texto, impregnado da angústia do "fechamento" e, dever cumprindo, a preparação para o "novo devir". Parabéns!

Anônimo disse...

Cara e eu que pensei que eram só as minhas segundas-feiras que eram terrivéis... rsrsrsrsr
ei prabéns pelo sucesso que eh o BDS assisto quase todo dia (menos nas segundas... rsrssr corro antes ds seis pro meu trabalho)
bjao!!!!!!!!!!!!
saudades de vc!!
marcelo albuquerque