quinta-feira, 19 de agosto de 2010

3 Perguntas Sobre Dragões


Superinteressante

por Texto Daniel Schneider

Qual a origem desses seres mitológicos?
Considerando pinturas dos aborígines australianos, esses répteis mágicos e mitológicos “existem” há pelo menos 40 mil anos. Essa longevidade pode explicar sua aparição em quase todas as culturas do planeta. Os mais famosos são o chinês e o europeu. O primeiro lembra uma enorme serpente, e o segundo parece um dinossauro com asas de morcego.
Até quando acreditou-se que eles existiam?
Para dizer a verdade, ainda há muitas pessoas que crêem na existência de dragões, especialmente na China, onde são considerados seres profundamente sábios, geralmente instrutores de alguma ciência ou magia. Cientistas atribuem a origem do mito a fósseis de dinossauros ou antigas baleias, que lembram a ossada de uma serpente de grandes proporções.
Por que São Jorge matou um dragão?
Para converter 15 mil pessoas ao cristianismo. Diz a lenda que num vilarejo da Líbia havia um dragão que exigia ser alimentado em troca de poupa as vida de todos. Assim que acabaram as ovelhas, jovens donzelas passaram a ser oferecidas, até que um dia a eleita foi a filha do rei. Prestes a ser devorada, a princesa foi salva por Jorge, que capturou o dragão e propôs um acordo: se ele o matasse ali mesmo, todo vilarejo se converteria ao cristianismo. Dito e feito.

Nenhum comentário: