segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Use as redes sociais para o benefício profissional

Superinteressante
Guilherme Dearo

Na hora de escolher um jovem para a vaga de estágio, as empresas fazem seleção de currículos, dinâmicas de grupo, provas, entrevistas e... analisam os perfis que o candidato tem nas redes sociais!Isso mesmo. Pode parecer estranho, mas desde que a internet 2.0 se consolidou e fez surgir as chamadas redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, as empresas têm analisado de perto o perfil que cada candidato criou no mundo virtual. ‘Empresas acessam os perfis e verificam comunidades, amizades, modo de expressão. Tudo isso eles levam em conta, ajuda a traçar o perfil do candidato’, conta Carmem Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

Ela aconselha os jovens que estão buscando um estágio a investir na imagem virtual, não só mantendo uma postura coerente e adequada no mundo virtual como publicando artigos, produzindo conteúdo em sites e blogs. ‘Isso trará visibilidade, agregará valor à sua imagem de profissional’, afirma.83% dos internautas no Brasil acessam Orkut, Twitter, Facebook e outras redes sociais por motivos pessoais, ou seja, para se relacionar, fazer novas amizades. E apenas 33% têm interesses profissionais. Um exemplo de rede social voltada exclusivamente para a imagem profissional, onde usuários criam seus perfis falando de suas carreiras, como um cartão de visitas, é o site Linked In.

Carmem também alerta aos estudantes para usarem as redes sociais de modo que não se use apenas para diversão, mas também para pesquisa, troca de informações, divulgação, compartilhamento de conteúdo.
Postar um comentário