quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Após 18 anos de sucesso, ‘Casseta & Planeta’ sai do ar

Internet


Nos anos 80, um grupo de estudantes universitários do Rio de Janeiro chamou a atenção com seu humor provocador e ousado para os padrões daquela época. Eles tinham experiência no humor impresso, foram os criadores da revista 'Casseta Popular' e do jornal 'O Planeta Diário'. Bussunda, Claudio Manoel,Reinaldo, Hubert, Marcello Madureira, Beto Silva e Helio de La Peña iriam trocar as bancas de jornais pela televisão, e se tornariam muito populares.

Os sete redatores foram responsáveis por alguns dos textos mais irreverentes do antológico 'TV Pirata', que ficou no ar de 1988 até 1992. Com o fim do programa, eles lançaram 'Dóris para maiores', apresentado pela ex-modelo Doris Giesse, e que alternava quadros fixos, como a robô Dorfe. Naquela época, eles diziam que o seu trabalho era 'humorismo verdade e jornalismo mentira'.

Ainda em 1992, a Rede Globo lançou o programa 'Casseta & Planeta Urgente!', com a apresentação da jornalista Kátia Maranhão. O sucesso veio rápido, e os humoristas se tornaram grandes estrelas da TV, fazendo muito sucesso com o público. Mas o mais popular foi, sem dúvida, Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda. Com seu estilo desleixado e bonachão, Bussunda ficou conhecido por suas imitações de pessoas famosas, como o jogador Ronaldo e o presidente Lula, além de personagens originais, como o Marrentinho Carioca, jogador do pior time de futebol do mundo, o Tabajara Futebol Clube.

Em 1994, Kátia Maranhão deixou o programa e deu lugar à apresentadora Maria Paula, ex-MTV. Aos poucos, ela se integrou ao grupo e conquistou os colegas e o público com imitações de atrizes famosas, como Deborah Secco e Letícia Spiller. Com isso, ela se tornaria mais uma “casseta”.

Fala sério, Casseta!


O 'Casseta & Planeta' fez sátiras a programas e novelas da TV Globo e contou com a participação de artistas da casa, como a apresentação de Xuxa Meneghel, em 1997. Um de seus grandes sucessos foi a criação das Organizações Tabajara, com seus produtos estranhos e muito divertidos.

Houve até uma exposição de artigos que eram exibidos na TV, no Rio de Janeiro. Os 'cassetas' criaram também o Grupo Capivara, um rival do Tabajara, cujo principal destaque era Seu Creysson, o dono da empresa. Interpretado por Claudio Manoel, fez muita gente rir com seu jeito de falar: 'Eu agarantio!', era um dos bordões de Creysson.

Durante as Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2002, o grupo foi aos países-sede dos mundiais e gravou seus quadros, procurando mostrar um lado engraçado do evento. Mas, em 2006, durante a Copa realizada na Alemanha, Bussunda passou mal após uma partida de futebol e morreu. O golpe foi sentido por todos da equipe, que resolveu continuar com o programa, mesmo sem a presença do humorista.

O 'Casseta & Planeta' prosseguiu com seus quadros humorísticos durante os anos seguintes, sempre nas noites de terça-feira. Este ano os humoristas decidiram encerrar o programa, mas garantem que não vão parar. Em seu site oficial, eles deixaram mensagem, dizendo que vão entrar em férias coletivas, mas que o grupo continua unido e coeso. Eles prometem, já para 2011, um novo projeto. Resta esperar para saber o que eles vão aprontar nos próximos anos. Como diria o saudoso Bussunda: Fala, sério!

Nenhum comentário: