segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Torre do Big Ben está inclinando

Ana Carolina Prado
Superinteressante
O Big Ben está inclinando. Um dos lados da torre de 96 metros de altura que faz parte do conjunto do Parlamento Britânico em Londres está afundando e já entortou 0.26 graus para o noroeste. A inclinação é 16 vezes menor que a da Torre de Pisa, mas grande o bastante para ser percebida a olho nu. Em seu ponto mais crítico, a torre construída no século 19 está com uma inclinação de 50 centímetros.
Mike McCann, o guardião do relógio, disse à BBC de Londres que a situação tem sido acompanhada desde 1999, mas que o nível de inclinação tem acelerado desde 2003, passando a ser de 0,9 milímetros por ano – até então, a taxa era de 0,65 mm anuais. Esses níveis não são considerados perigosos. “O nosso perito acredita que vai demorar entre 4.000 e 10.000 anos para que isso se torne um problema, mas é preciso acompanhar a evolução do movimento”, disse McCann.
Ainda não se sabe ao certo o que está provocando a inclinação. Um relatório relacionou isso à construção de um estacionamento subterrâneo no início dos anos 70 e a uma extensão da linha de metrô de Londres. Mudanças nas condições do terreno também seriam responsáveis: a argila do solo estaria secando e provocando o movimento. A inclinação resultou na formação de rachaduras nas paredes e tetos de partes da construção.

Nenhum comentário: