sexta-feira, 6 de março de 2009

DICA DE LEITURA

A minha primeira dica de leitura do blog não é nenhum lançamento. Trata-se de um dos livros mais controvertidos do século XX. Meticuloso, pelo trabalho de pesquisa que exigiu mais de 10 anos de dedicação. Herudito, pelo conhecimento. Ousado ou herético, para muitos, pelas conclusões que propõe.

Para quem tem certeza de suas crenças e uma fé inabalável que não se furtam a outras perspectivas. Ou para aqueles que, como eu, amam história e estão sempre em busca de outras versões menos ortodoxas para entender o mundo.

Resenha:

A trama parte de acontecimento perfeitamente documentado no fim do século XIX: a descoberta, pelo padre Bérenger Saunière, nas fundações da igreja de Rennes-le-Chàteaum no sul da França, alguma coisa que lhe conferiu grande poder sobre seus superiores e acesso a círculos restritos da nobreza européia.Para muitos, um tesouro. Para Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh, no entanto, muito mais do que isso: um conjunto de informações, codificadas em pergaminhos dos primeiros séculos da nossa era, contendo as mais explosivas revelações sobre a figura de Cristo e a formação do cristianismo. A recomposição desses dados misteriosos, feita a serviço da BBC de Londres e documentada nesta obra passo a passo, esbarra em documentos depositados na Biblioteca Nacional de Paris, sociedades secretas, ordens religiosas, as lendas do Santo Graal, grandes heresias da idade média, as primeiras Cruzadas, diversos massacres, uma releitura dos Evangelhos e converge para as origens da dinastia merovíngia, a "linhagem sagrada", afogada em sangue há mais de 1.300 anos, com apoio da Igreja, que buscava abafar para sempre um segredo, finalmente revelado no fim deste livro.

Nenhum comentário: