terça-feira, 5 de junho de 2012

Os 25 maiores vilões dos quadrinhos

Superinteressante
Em 2009, o site IGN divulgou uma lista com os 100 maiores vilões das HQs desde a Era de Ouro, nos anos 1930. Relembre os primeiros lugares da seleção nestas imagens. Você conhece todos eles? O seu preferido ficou de fora?

25 - Bizarro é um clone do Superman que deu errado. Com uma lógica maluca, o vilão sempre acaba fazendo o contrário do que o homem de aço faria. Não é que ele seja completamente mau. É só bizarro.

24 - Apocalypse foi o primeiro mutante a surgir na Terra, lá no Egito antigo, e já deu muito trabalho para os X-Men. Um de seus poderes é a capacidade de reorganizar sua massa corpórea na forma que quiser. E, claro, ser imortal.

23 - Ultron é um robô criado pelo cientista Henry Pim, também conhecido como Golias. No universo Marvel, é um dos maiores inimigos dos Vingadores e é feito de adamantium (assim como o esqueleto do Wolverine).

22 - Venom é o resultado da união de um organismo humano com um simbiose alienígena. Já foi parasita do Homem-Aranha, mas acabou mesmo se instalando no jornalista Eddie Brock. E virando inimigo do Cabeça-de-Teia.

21 - Ex-membro dos Watchmen, Ozymandias é um ricaço hiper-inteligente que acredita que vale tudo para evitar uma guerra nuclear. Até mesmo sacrificar muita gente. Fica a pergunta: ele é bom ou mau?

20 - Psicopata é um bom jeito de definir Mercenário. O assassino é um dos maiores inimigos do Demolidor e já fez alianças com o Rei do Crime e com Norman Osborn. Um fato curioso: ele não tem poder algum.

19 - O Fanático é meio-irmão do professor Xavier e sempre teve inveja e ódio dos seus dons psíquicos. Seus poderes vieram de um cristal mágico e sua raiva, de uma infância complicada.

18 - Mística é a femme fatale mais famosa da Marvel. E como ela pode se transformar em quem quiser, a cor azul não é problema. Dizem que ela tem mais de 100 anos, por isso tantos parentes e intrigas na sua vida.

17 - Brainiac já teve muitas origens e histórias. Ultimamente, ele é um ET ciborgue que rouba o conhecimento de populações para destruí-las depois. Mas ele mexeu com a cidade de Kandor, em Krypton, e o Super-Homem não gostou muito disso.

16 - O Adão Negro foi o primeiro a ter a honra de usar os poderes do mago Shazam, no Egito Antigo. Mas sua sede por poder resultou no seu exílio e o cara só voltou pra Terra bem mais tarde, tornando-se o maior inimigo do Capitão Marvel.

15 - Sinestro já foi um dos Lanternas Verdes, mas sua ambição acabou resultando na sua expulsão do grupo. Aí ele juntou sua própria turma, criou anéis tão poderosos quanto os verdes e decidiu enfrentar os ex-colegas.

14 - O Caveira Vermelha foi o primeiro inimigo do Capitão América. Discípulo direto de Hitler, Johann Schmidt foi afetado por gases químicos e depois transferiu sua mente para o clone de Steve Rogers (e até para um adroide). Complicado.

13 - Norman Osborn ficou famoso como o Duende Verde, mas ele é um vilão mesmo sem a máscara. Com sua influência e dinheiro, Osborn manipula grandes empresas e órgãos americanos para conseguir poder.
12 - Quando Harvey Dent caiu numa cilada de criminosos em Gotham, nasceu o Duas Caras. Inimigo do Batman, o ex-promotor público se divide entre o bem e o mal, o que o faz tomar decisões no cara-e-coroa.

11 - A Mulher-Gato não é exatamente uma vilã, mas também não é uma heroína. Alter-ego de Selina Kyle, ela já teve seus romances com o Batman e sabe de sua identidade secreta, não obedece regras e faz sempre o que é conveniente.

10 - Wilson Fisk acabou no crime por causa de uma vida problemática. Nesse submundo, ele se deu bem e virou o Rei do Crime, controlando boa parte de Nova York e infernizando a vida do Homem-Aranha e do Demolidor. Ele já tentou ser correto, só não conseguiu.

9 - Quando a Fênix Negra possui o corpo de Jean Grey, não há muito o que fazer. A força de seu pensamento é capaz de destruir o universo e ela gosta de lanchar estrelas de vez em quando.

8 - Loki é o deus nórdico da travessura e não foi inventado pelo pessoal da Marvel. Mas no universo dos super-heróis, sua sede de vingança contra Thor acaba resultando na sua aliança com vilões humanos e na criação dos Vingadores.

7 - Ra's Al Ghul é um imortal que tem como objetivo aperfeiçoar a Terra. Líder da Liga das Sombras, Ra's tentou por muito tempo levar Batman para seu lado, mas o morcego só queria saber mesmo é da filha do vilão.

6 - Uxas era um dos Novos Deuses e nasceu no mundo de Apokolips, onde vivem divindades maléficas. Depois que sua mãe matou o amor da sua vida, Uxas matou todas suas emoções e virou Darkseid, o tirano de seu planeta.

5 - Sabe quando você está com fome? O Galactus tá sempre assim. Só que ele come planetas. E nesses lanchinhos, a entidade pré-big-bang balanceia o universo. Quando ele tenta comer a Terra, rola briga.

4 - Esse não podia faltar. Lex Luthor, o eterno inimigo do Super-Homem, está sempre tentando destruir o kryptoniano e conquistar o poder e a obediência da humanidade para salvar o mundo. Do jeitinho dele, claro.

3 - Doutor Destino, ou Victor von Doom, pode ser o rei da Latvéria, milionário e gênio, mas não sossega enquanto não acabar com Reed Richards e os outros membros do Quarteto Fantástico.

2 - O palhaço mais aterrorizante que já surgiu, o Coringa é insanamente sádico e seu maior objetivo é espalhar o caos. Claro que o Batman vai sempre tentar impedir que ele tenha sucesso.

1 - Durante a Segunda Guerra, Max Eisenhardt foi prisioneiro em Auschwitz, e sempre escondeu seus poderes mutantes. Quando adulto, assumiu a identidade de Erik Lehnsherr e de Magneto. Ah, o balde na cabeça protege contra poderes psíquicos.

Nenhum comentário: